quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

O Dia E

Bem-vindos ao Dia E. Neste tema colocarei e explicarei a origem de várias expressões portuguesas que irão ser utilizadas neste novo mundo, o blog GROSSO Modo. Fiquem com as primeiras duas:


Citibar
- Sair de algum local sem pagar


Este verbo nasceu em Lisboa, na altura do Doc Lisboa 2009 quando dois alunos de Cinema comeram à fartazana no City Bar e saíram sem pagar, porque um deles pediu Nestea e foi-lhe servido Lipton Ice Tea.

Conjugação do verbo no presente do indicativo:
EU citibo
TU citibas
ELE citiba
NÓS citibamos
VÓS citibais
ELES citibam


Conhece uma grande parte da Polónia - Tem a cor de pele demasiado branca

Esta expressão nasceu na praia de Monte Gordo quando na multidão foi ouvida uma conversa onde alguém disse: "Mas ela conhece uma grande parte da Polónia..."
Dois jovens ouviram e começaram a analisar a frase. Um deles disse: "O que será que ele queria dizer com aquilo? Ninguém conhece uma grande parte da Polónia... será que ele estava a falar do Papa?"
Mais tarde esses dois jovens chegaram à conclusão que aquilo era uma expressão e começaram a estudar que significado poderia ter, até que viram alguém com a pele muito branca e um deles disse: "Já sei! Conhecer grande parte da Polónia pressupõe ficar lá a viver durante bastantes anos. E tendo em conta o clima desse país, essa pessoa regressa com a pele pouco bronzeada. Portanto esse homem que passou estava a referir-se a alguém muito branco e sarcasticamente afirmou que conhecia uma grande parte da Polónia."

Sem comentários: